quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Ainda o movimento em defesa do Adote

"O que mais esperar desta semana?

Ontem à tarde, o Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, com 18 votos favoráveis e 12 contrários, emenda parlamentar que destina R$400 mil do orçamento de 2018 da Prefeitura à aquisição de livros necessários para garantir a consistência do Programa de Leitura Adote um Escritor, desenvolvido desde 2002 pela SMED Porto Alegre em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro.

E, à noite, Ana Paula Cecato e eu representamos a CRL, em São Paulo, na solenidade de premiação do Retratos da Leitura, promovido pelo Instituto Pró-Livro, e voltamos de lá com o belo troféu da foto, conquistado pelo Adote na categoria Cadeia Produtiva do Livro.

A proposta da emenda foi assinada por quatro vereadores comprometidos com a defesa das políticas públicas de Cultura: Fernanda Melchionna, bibliotecária de formação, que idealizou e preside a atuante Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura da Câmara Municipal; Sofia Cavedon, que, quando foi secretária municipal da Educação, não mediu esforços para fortalecer o Adote; Adeli Sell, um grande amigo do livro, que, inclusive, já atuou como livreiro na cidade, e Reginaldo Pujol.

Agora, a matéria segue para a sanção do prefeito e, se for vetada, retorna à Câmara para ser votada novamente. Temos de estar atentos...

É hora de destacarmos, também, o importante papel exercido, nesse processo, pela Associação Gaúcha de Escritores - AGES, que deflagrou o movimento em defesa do Adote — quando a SMED anunciou o corte total e, depois, parcial dos recursos previstos para 2017—, além da participação da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil - AEILIJ, que lhe deu dimensão nacional; de autores, editores, jornalistas e, sobretudo, professores da Rede Municipal de Ensino, que estiveram em peso nos vários eventos realizados para chamar atenção da comunidade sobre o assunto.

Vida longa ao Adote!"

Sônia Zanchetta em 05/12/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário