domingo, 1 de junho de 2014

RJ: Processo criativo da ilustradora e escritora Thais Linhares

E por falar em fadas...


Minha toca é cercada de verde, onde divido espaço com vespinhas, formigas, aranhazinhas, muitos passarinho e mosquitos e, às vezes, até mesmo um gambá ou porco-espinho vem passear aqui na vila. Gosto de bicho (inclusive o bicho gente), de planta, de inseto. Cada flor, fruto ou folha tem sua fada correspondente, logo, quando penso em desenhar fada, nada mais natural do que ser natural, e buscar na polpa dos frutos e pétalas das flores as texturas e cores que irão desenhar sobre o papel o rosto das fadinhas. Aqui bem perto, tem um parque com lagos, ninhos, floradas, repletas de referências para que eu me guie na hora de representar as fadas. Cresci fascinada pela beleza do mundo, e cismava em representá-lo respeitando as linhas, os tons naturais... Acho que sou mais amiga dos tons terrosos e verde-musguentos do que do cinza duro da cidade grande.

Foto para estudo.

Aquarela

Os primeiros estudos em grafite, são muitas vezes os mais bonitos, por serem espontâneos. Por isso procuro mantê-los o quanto puder. Na hora de colorir, peço ajuda da aquarela. Escolha sossegada, onde as pinceladas de tintas se sobrepõem em camadas transparentes assim como as fadas e suas vestes, asas, rastros de luz.

Uso grafites bem macios, lápis, lapiseira... 3B pra cima.

As aquarelas são windsor e newton, cujas cores são mais duráveis e fluidas. As mesmas que uso quando faço ilustração botânica.

O papel é o prensado a frio para aquarela ('a frio a superfície é menos rugosa e acomoda melhor uma ilustração detalhada).

Caso prefira usar algo com lápis de cor, vou de carand´ache ou uns bem gordurosos, holandeses que ganhei há muito tempo de minha avó (quando não quero que a umidade desmanche).

Também vale misturar pastéis secos, daí protejo com um papel manteiga por cima. Já que implico com o cheiro do fixador.

Orquídea-fada (foto para estudo)

Por vezes, optei por interferir digitalmente com as imagens fotográficas das plantas e texturas, todas as fotos tiradas por mim mesma no passeio que faço pra coletar inspiração e boas imagens de referência.

Isso tudo não poderia nascer sem a ajuda de uma trilha sonora a altura do tema – nós ilustradores gostamos demais de desenhar ouvindo música, e não é raro uma boa canção nos inspirar uma nova criação. Desenhei acompanhada pelas vozes de... Kate Bush.

Nenhum comentário:

Postar um comentário