segunda-feira, 30 de maio de 2011

SP: Mural - Junho de 2011



NÚMERO 20 - JUNHO DE 2011

O Mural é uma agenda cultural postada todo início de mês,porém, editada ao longo do mês conforme os eventos surgem.A agenda das bibliotecas é renovada semanalmente.
Amigo associado de qualquer cidade do Estado de São Paulo,
contribua...
aguardamos notícias dos eventos do interior.
____________________________________

CONVITE DE MONIKA PAPESCU


____________________________________

A MINISTRA DA CULTURA
ANA DE HOLANDA
O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL
GALENO AMORIM
A PRESIDENTE DA CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO
KARINE PANSA
CONVIDAM


____________________________________





Alforje é o nome do novo disco do cantor e compositor pernambucano Aldy Carvalho.
É também sinônimo de bisaco, bornal, capanga, apetrecho de muita utilidade para o sertanejo, que nele transporta parte de sua alma.
No caso do disco, segundo o próprio Aldy: “Todos nós carregamos um alforje e nele nossas coisas, tangíveis e intangíveis, materiais e imateriais, preciosidades, significantes e significados.
Na nossa jornada, seja no início ou já bem longe léguas percorridas, de partida ou de chegada, todos carregamos um alforje.”
A música de abertura, Patuscada, é um arrasta-pé em ritmo de embolada, temperado de bom humor. Mas é na música Sina de Cantador, que poderia batizar o álbum, onde aparece a referência seminal: “No meu alforje trago as cartas/ Tal qual os riscos da palma da mão/ Guardando segredos da vida / No meu peito o canto habita/ Sina de Cantador”.
Não por acaso, neste Alforje, entre outros passageiros ilustres, destaca-se o mestre da cultura popular Valdeck de Garanhuns, responsável por um pregão impagável que resgata as “conjuminâncias medievais”, na música Forró do Zé Limeira.
Aldy pertence à categoria que os críticos musicais, em especial os estabelecidos no Centro-Sul, classificam como “regionais”, e que eu, com sobradas razões, considero universal.
O que contém este Alforje
1. Patuscada
2. Voo De Passarinho
3. Grotinhas
4. Sina De Cantador
5. Passo Falado
6. Giralume
7. Canção Da Varanda
8. Estrada De Aveloz
9. Retirada
10. Balada Lanceada
11. Sabia
12. Beijo De Melancia
13. Forro Do Ze Limeira
14. Marias
15. A Bênção MadrinhA

O CD Alforje pode ser adquirido no site da Livraria Cultura.
Nota: O show de lançamento do álbum Alforje será no dia 04 de Junho, a partir das 20h, em Itapecerica da Serra. Ingresso a R$ 10,00.
Mais informações: 11 4667-8736.
__________________________________________________
O Escritor na Biblioteca
O Projeto foi criado com o intuito de aproximar os autores de seus leitores através de bate-papo informal, em que os escritores falam de sua vida e obra e respondem os questionamentos do público. O projeto já recebeu grandes nomes da literatura nacional, como Rosana Rios, Ferreira Gullar, Lya Luft e Pedro Bandeira, além de nomes internacionais como o moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa.


Laudo Ferreira Júnior
O escritor, desenhista e roteirista já ganhou, ao longo de sua carreira, prêmios na área de histórias em quadrinhos, como “Prêmio HQ Mix” de melhor Graphic Novel e o “Prêmio de Melhor HQ” da Sociedade Brasileira de Artes Fantásticas. Entre suas obras estão a trilogia “Yeshuah”, “A voz do louco”, “Subversivos: Companheiro Germano” e “Histórias do Clube da esquina”.

Mario Dimov Mastrotti

É caricaturista, cartunista, quadrinista, professor e editorialista. Tem suas tiras publicadas em jornais desde 1975 e organizou livros como “Humor Brasil 500 Anos”, “2001 - Uma Odisséia no Humor” e “Humor pela Paz e a Falta que ela faz”. Desde 2005, Mastrotti é presidente do Salão de Humor Internacional de Paraguaçu Paulista. Atualmente publica no Jornal Paulistano, Revistas Casual e Nosso Papel.

Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 7 às 14h

Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 15 às 14h


Alessandro Buzo
Escritor, apresentador do quadro "Buzão – Circular Periferia" no Programa Manos e Minas da TV Cultura e diretor do filme “Profissão MC”, Buzo lançou seis livros, sendo o último "Hip Hop – De dentro do movimento". Além disso, é proprietário da Livraria Suburbano Convicto e organizador da Coletânea “Pelas Periferias do Brasil”.
Márcia Tiburi
É graduada em Filosofia e Artes e mestre e doutora em Filosofia. É também professora do programa de pós-graduação em Arte, Educação e História da Cultura da Universidade Mackenzie e colunista da Revista Cult. Entre seus ensaios encontram-se “As Mulheres e a Filosofia”, “Filosofia Cinza”, “Filosofia em Comum”, “Filosofia Brincante” e “Diálogo/Desenho”. Escreveu os romances “Magnólia”, “A Mulher de Costas” e “O Manto” que compõem a Trilogia Íntima. Em maio lançou seu ensaio “Olho de Vidro – A televisão e o estado de exceção da imagem”, um trabalho relacionado à pesquisa que fez enquanto trabalhou na televisão.

Biblioteca Helena Silveira
Dia 18 às 10h

__________________________________________

Aguardamos novidades, lançamentos e programações a serem divulgadas.
Este espaço é seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário