segunda-feira, 21 de março de 2011

SP: Página do Ilustrador - Rui de Oliveira

Nesta edição, apresentamos quinze ilustrações de Rui de Oliveira escolhidas por ele, e um texto enviado para a página do ilustrador

Como vejo a arte de ilustrar
Gosto de ilustrar livros com conteúdos e propostas literárias bem diferentes umas da outras. Acredito que este seja o aspecto mais fascinante do ato de ilustrar, e, sem dúvida, o maior desafio para o ilustrador.
Em meu trabalho, sempre almejo que a interpretação que tenho do texto não seja a única. Procuro, sempre que possível, criar portas — verdadeiras passagens secretas para que as pessoas tenham as suas próprias e particulares visões. Preocupa-me, portanto, não condicionar em demasia o leitor.
Penso que o ato de criação de imagens se origina não diretamente na palavra, mas no entre- palavras. Daí vem minha preocupação em criar para cada texto uma imagem adequada, que muitas vezes está de acordo, ou não, com meus gostos pessoais, ou com a minha visão de arte. Por isto, não tenho nenhuma intenção em ser reconhecido de um livro para outro. Eu substituiria em meu trabalho a palavra estilo por método de abordagem. O texto é a origem de tudo. É impossível ilustrar sem gostar de literatura. É impossível ilustrar sem gostar de ler.
Trecho do texto que se encontra na íntegra no site e no blog.

A Bela e a Fera - Livro de imagem

A Bela e a Fera - Livro de imagem

A Formosa Princesa Magalona - Rui de Oliveira

A Tempestade - William Shakespeare

A Tempestade - William Shakespeare

Africa Eterna - Rui de Oliveira

Cartas Lunares - Rui de Oliveira

Fausto - Luis Antonio Aguiar

Max Emiliano - Livro de imagem

O Chapeuzinho Vermelho - Livro de imagem

Uma Historia de Amor sem Palavras - Livro de imagem

Tres Contos da Sabedoria Popular- Rogerio Andrade Barbosa

Sete Visoes da Emilia - Rui de Oliveira

Pena de Ganso - Nilma Lacerda

O Principe Triste - Rui de Oliveira e Lilia Schwarcz

pARA CONHECER MAIS DO TRABALHO DE rUI DE oLIVEIRA ACESSE:

Um comentário:

  1. Rui, tudo o que você faz me encanta! E fico ainda mais encantada (e honrada) ao lembrar que tive um livro meu ilustrado por você... Grande abraço,
    Angela Leite de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário