quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

SP: Quintas (46)

ALGUÉM ME ADICIONA?


Curiosa essa ilusão que o Orkut proporciona. A primeira vez que acessei o site de relacionamento vi uma amiga expondo fotos dela com a família nas praias do Ceará. Aquilo foi para mim intrigante: porque alguém faz isso?
Depois, aos poucos fui me dando conta da ilusão gigantesca que arrebanha as pessoas. Todos ficam por demais surpresos quando alguém responde que tem o Orkut. Claro que logo no início considerei por demais terrível de chato o tal site, mas segui em frente e fui compreendendo a ilusão. Continuou não tendo graça para mim, mas é ilusório sim. Todos sonham e imaginam que são celebridades ou coisa assim. Muitos atribuem a si uma importância que só o Orkut pode dar. Outros apenas querem amigos, querem encontrar os amigos que não conseguimos mais encontrar no cotidiano, ali mesmo, tão perto, na rua, na vizinhança, no local de trabalho, na escola...
Claro que a palavra "amigo" ali no site é um equívoco, mas o que tem de gente que aparece pedindo para ser adicionado. E fiquei boquiaberto ao descobrir que tem gente com mais de uma centena de amigos. Não acredita? Dê uma espiada.
Para os pobres, os simples, para o povo, tem o Orkut. Vendo que para mim não tinha sentido, resolvi deixá-lo.
Minha amiga usa o Orkut porque assim, diz ela, vai observando e acompanhando os movimentos do filho. Ok. E outros usam porque necessitam do site, para manter contato com os amigos... O site serve para muitas coisas. Tem as comunidades... O mundo jamais será o mesmo depois do Orkut. Jovens adolescentes fulguram seus rostos em súbita alegria quando respondo que tenho o Orkut. É, tenho.
Realmente, recentemente resolvi voltar ao Orkut e lá estou. Críticas impiedosas recebi da família. "Um escritor jamais deveria estar no Orkut!"... Realmente, às vezes cometo alguns erros na minha carreira literária...
Nas bancas de jornais a Revista "Caras"! Em casa, ali mesmo, tão perto, tão dentro, o Orkut. E vamos formar uma corrente de relacionamentos. Alguém me adiciona?
"A ilusão é a mãe da vida", alguém cantou.

Marciano Vasques

Nenhum comentário:

Postar um comentário