quinta-feira, 30 de setembro de 2010

SP: Quintas (28)

O INTELECTO E A CONSCIÊNCIA


Lá vai ela! Vai descendo, miudinha, esfarelada, acabou-se.
A consciência despencou, aliás, para ser mais exato, caiu, desceu vertiginosamente os degraus, escorreu para o ralo, rumo ao esgoto.
A alma esgotada não mais almeja uma tentativa de conscientização; um fiapo que seja, que se transformaria num feixe de luz, um risco luminoso, suspenso a luzir, uma espiga acesa de rastros brilhantes, de estrelas de fogos de artifício.
Toda queda, toda redução da potência, clareza esmaecida, nublada, desvanecida, apagada, carrega em si uma história, uma origem, pois nada brota espontaneamente. Não há milagre na perda.
A origem está no sacrifício do intelecto em troca de cargos públicos. Ora, o que são cargos? Nada, diante da liberdade do intelecto.
Mas o intelecto, ao ser sacrificado, mutilado, por causa de cargos...
Lembro da euforia de alguns: Vamos trabalhar em Brasília!
E então, depois, a omissão, o silêncio..., covarde, medonho. O pior silêncio de todos...
Triste, esmagando, demolindo, jogando ao chão, tombando a consciência. Todos os intelectuais que nada fizeram para amparar, socorrer, salvar a consciência que implorava, gritava um grito sufocado,  pelo socorro. - Ajude-me! Salve-me! Por favor!
E o acadêmico, e todos os intelectuais que agiram assim, que limitaram-se ao limite do militar, sacrificando o intelecto, são responsáveis pela agonia e morte da consciência.

Marciano Vasques

Nenhum comentário:

Postar um comentário