sábado, 5 de junho de 2010

SP: Um livro do qual gostei muito - Amoreco

Meus amigos,

No mês de junho Marciano Vasques comenta o livro "AMORECO" de Edson Gabriel Garcia.
Agradeço a participação desses meus queridos parceiros de lutas e ideais.
Muitos beijos,
Regina Sormani


Talvez no fundo sejamos todos uns românticos, e o livro sobre o qual falarei trata exatamente disso, numa época em que justamente é necessário o resgate da busca do outro, da aproximação dos corpos adolescentes, do toque, das mãos, na doçura da leveza de alguns sonhares.

Um colégio é feito de muito mais do que apenas disciplinas, é também um universo que se move, que adolesce, numa motivação de autenticidade de vida pulsando freneticamente a cada conquista, a cada tentativa, a cada oportunidade. 

Meninos e meninas estão com os hormônios explodindo, bem o sabemos, mas eles são atenciosos, fazem da gentileza a disputa interna para conseguir um abraço, um olhar: é a vida esboçando a sua plenitude e beleza.

A chuva mudando o rumo de uma vida, traçando destinos, delineando quereres, inflorescências. Dois jovens amigos que gostavam da mesma menina. Isso acontece aos montes, e aconteceu entre Renato e Fernando. Esse é um dos contos do simpático livro escrito pelo pai e ilustrado pelo filho. 

A vida caminhava e a chuva caía. No sufoco da chuva Marina mandou um sorriso bonito. Foi a senha para a felicidade que almejava explodir.

Um jeito meigo e macio de conversar. Isso existe entre a garotada. E, incrível!, Marina tinha um guarda-chuva. O menino e a menina caminhando sob a chuva, e a chuva tornando-se cúmplice de um aconchego, de um turbilhão de sentires. Alguém tem a ideia do que é um beijo rápido na boca numa tarde de chuva?
O livro "Amoreco", publicado pela Editora Cortez, é de autoria de Edson Gabriel Garcia, que trabalhava em escola e foi um grande observador do coração de meninos e meninas. E ofereceu ao leitor um gostoso ramo de histórias, nas quais prevalece a doçura e os mistérios do amor. 

É o educador que ressurge não mais na sala de aula, não mais dirigindo uma escola, mas nas páginas de um livro que, como diz um dos contos, revela que existem coisas que a gente nunca vai esquecer.

Vivemos numa época de decadência cultural, onde valores são soterrados e outros passam por um desmanche, mas esse livro com pequenas histórias para meninos e meninas iniciantes nas coisas do amor, é tudo de bom. São oito contos, que você lê numa tacada só. 

Eu li no ônibus, no metrô, nos meus intervalos na sala de leitura, e num instante estava enfeitiçado pela generosa e suave forma como o autor vai desfiando as aventuras dos estudantes em tardes chuvosas ou ensolaradas. Sempre assim: um aceno, um caminhar juntos, lado a lado, corpos se aproximando, beijinhos delicados, e a vida prometendo dias melhores para um jovem que foi pego pelo amor. E para um outro que precisa aprender como dizer "eu gosto de você". Parece fácil, não é? Vai tentar, vai.

Tudo está em "Amoreco", e o autor é um especialista no assunto, seu olhar soube recolher no coração de cada menino e de cada menina o amor querendo florescer, dando os seus primeiros sinais em peitos palpitantes. 

Li sim, e confesso que fui enlaçado pelos contos que vão formando um painel do amor enquanto broto entre os que vivem com o coração acelerado.

Li outros livros de Edson Gabriel Garcia, inclusive um de que gostei muito, o "Tantas Histórias no Escurinho da Escola", mas esse me tocou com a sua delicadeza, o seu desabrochar, a sua forma, como eu já disse, tão gostosa, tão saborosa, de dizer as coisas do amor. 

Experimente ler esse livro tomando um sorvete, comendo bolinhos de chuva, deitado na grama de um dos parques verdes da cidade, na fila de um cinema, numa lanchonete ou num intervalo na escola. Isso vale para todos.

Livro AMORECO
Autor: Edson Gabriel Garcia
Editora: CORTEZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário