quinta-feira, 10 de junho de 2010

SP: Quintas (11)

Marciano Vasques
   
MOMESSO! 


Esperei quinze anos para o nosso encontro. Afinal “quinze anos” é menos que a idéia de um sopro. E então ele chegou. Estávamos diante de um amigo. Amigo é tesouro. Foi bom ter tido a oportunidade de refletir. E descobri que ele é a pessoa de quem eu sentia as saudades profundas.

Nos encontramos e caminhamos pela longa avenida. A idéia de estar a caminhar com ele sempre me fascinou.

Chegamos ao rodízio onde jantaríamos. Viver esse momento tem um significado profundo. Jantar com ele, podermos conversar sobre coisas, viver um momento especial, de aprofundamento de nossas vidas.

O grupo Tarancón sempre presente na lembrança dos que acreditaram num sonho bonito de se viver.
Plínio Marcos falando para os estudantes da PUC numa noite fria. O silêncio no auditório. As palavras do artista cortando como navalha o ar, e a felicidade anunciando o seu preço: estar ali.

Escolhemos a mesa. 

Uma noite de abril, o mais poético mês do ano, e os amigos a jantar. E tomamos cerveja. A qual momento me destino?

Cheguei a pensar que nunca mais iria vê-lo. Mas tanto quis que o momento finalmente se apresentasse... Se tivesse podido o buscaria no aeroporto. Fiz questão do jantar.

O extraordinário professor da Universidade Federal de Pernambuco ao meu lado vivendo um dos mais profundos e significativos momentos da minha vida.

No pau de arara completamente nu e no chão um fogo emitindo um calor intenso a queimar as nádegas. Depois vem alguém e esfrega um punhado de sal grosso que penetra na carne viva. O homem emite gritos medonhos e perde a consciência e recupera e gira e berra e morde as próprias entranhas.

Depois aparece outro com uma ripa e bate, bate e bate nas nádegas em carne viva. E depois vem outro fazendo o papel de bonzinho e diz suavemente: “Conta alguma coisinha pra gente que a gente solta você!”

E uma outra sessão de tortura se inicia. Um grupo de torturadores, também treinados por psicólogos, forma um círculo na sala e começa a avacalhar todas as personalidades da esquerda. E dizem coisas chocantes e horríveis sobre Paulo Freire, Chico Buarque, D. Helder Câmara, Augusto Boal... Tudo para que ele expresse uma reação sequer em sua face. Mas ele é inteligente e percebe o jogo...

Depois recomeça a sessão da ripa. E moem o seu corpo. O torturador sempre acompanhado de um médico que vai orientando para que ele bata sem matar. A presença do médico é de fundamental importância na sessão de tortura.

E jantamos e falamos sobre as andanças de nossas existências. E o Danilo, meu jornalista, foi convidado e aparece. Um encontro de duas gerações.

Não deu para falar sobre tudo, mas nos emocionamos com tudo o que foi falado. Sua companheira, ao pesquisar, para o seu trabalho de mestrado, nos arquivos de um grande jornal de Pernambuco, encontrou um cartaz impresso numa página. Com os dizeres: perigoso subversivo, comunista, socialista, agitador, e falsificador de dinheiro.

“Essa é a nossa imprensa!”, ele disse mostrando a página a um grupo de alunos. Poderíamos ter aprofundado a conversa sobre a mídia. Eu poderia ter falado sobre o que a imprensa do mundo fez com o Michael Jackson. Poderíamos ter falado sobre outros crimes da mídia. Entretanto falamos sobre quase tudo, desde o padre Antonio Vieira, o Mauricio de Nassau, O Teotônio Vilela, a Elis chocando os filhos deste solo ao cantar naquele dia: “Eu quero uma casa no campo.” , o filme do Gabeira...

No livro, o Gabeira foi fiel em muitas coisas. Merece todo o respeito.

Comento que compreendo que a autorização de um autor dever prevalecer na adaptação de sua obra literária para o cinema ou para o teatro. Se as deformações acontecem, elas estão com o consentimento do autor.

Para mim foi a mais importante aula que poderia ter recebido na universidade da cultura viva que instalamos à mesa do rodízio.

Ao sairmos, o gerente do restaurante nos acompanhou até a porta. Não devia ter feito isso, pois na despedida comentou algo sobre o Big Brother.

Fico impressionado ao ver como o Brasil trata a sua memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário