quarta-feira, 7 de abril de 2010

SP: Mural - Abril de 2010


NÚMERO 8 - ABRIL DE 2010

O Mural é uma agenda cultural mensal,
editada conforme os eventos surgem.
Amigo associado de qualquer cidade do Estado de São Paulo, contribua...
aguardamos notícias dos eventos do interior.
___________________________________


ROSANA RIOS CONVIDA:

08 de maio, sábado – das 14h às 19h
Jornada Dragões

Biblioteca Viriato Correa.



Rua Sena Madureira, 298 - próximo à estação Vila Mariana do Metrô (Linha Azul)

14h – Palestra: Os Dragões no Imaginário do leitor de fantasia – no Auditório. Com Rosana Rios.

16h – Exibição do filme “O Cavaleiro e o Dragão” – no Auditório.

17h – Tarde de autógrafos e coquetel do lançamento do livro “Sete perguntas para um dragão”, de Rosana Rios (Editora Prumo) – no Espaço Temático.

19h – Encerramento.

Os Dragões no Imaginário do leitor de fantasia
Dragões são provavelmente as criaturas míticas mais apreciadas pelo público leitor e cinéfilo. Seres dracônicos existem em mitos de civilizações antiqüíssimas e no folclore de povos afastados uns dos outros, do Oriente ao Ocidente, de Norte a Sul. Por que as pessoas são tão fascinadas por criaturas enormes e que teriam o poder de cuspir fogo? Por que os dragões nas histórias orientais são benéficos, enquanto os mitos ocidentais os mostram como destruidores? E São Jorge, existiu de verdade ou sua vida também é lendária? Vamos analisar alguns mitos de dragões e suas raízes, buscando entender o fascínio que eles apresentam para nós.
___________________________________




II SARAU DE POÉTICAS INDÍGENAS

Casa das Rosas
Sábado, dia 24 de abril, 15h.
Curadoria da querida amiga e escritora Deborah Godemberg. Este evento é dedicado à Cabanagem.
Quem estiver em São Paulo não pode deixar de ir.
Participarão do evento: Daniel Munduruku, Juju Mura e Carlos Tiago Mawê, além do antropólogo Leandro Mahalem de Lima.
Haverá muita poesia, artesanato, dança, livros e muito mais.
___________________________________

17 de MAIO, SEGUNDA, das 19h30 às 21h30O Brincar e a Imaginação Poética
Livraria da Vila
Rua Fradique Coutinho, 915
(11) 3814-5811

- Brincar – a palavra inventiva – é inteligência poética;
- Imaginação – a criação de outras realidades;
- As condições necessárias para se iniciar um texto literário;
- Portas abertas para a imaginação – o exercício do Palavroscópio
Com Regina Gulla, 
poeta e psicanalista, autora de Contos de Organza; do Manifesto do Sonhador; do Zelador de Sonhos (literatura para crianças) e outros. Coordena aOficina de Criação Literária Gato de Máscara, no Atelier Gato de Máscara, Vila Madalena, e em instituições como as Bibliotecas Municipais de São Paulo e SESC; é fundadora da BILIGA –Biblioteca de Inventação Interativa on Line Gato de Máscara, aberta 24hs no
site www.gato-de-mascara.

___________________________________


BIBLIOTECAS COM CONTAÇÃO
E OUTROS EVENTOS

DIA 24, SÁBADO|

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA FEIRA DE LIVROS DO MERCADO MUNICIPAL
A contadora de história Andréa Sousa encantará o público da feira com maravilhosas histórias.
/ BP Belmonte. Dia 24, sábado, às 10h e às 14h.

TEATRO: ZEZÉ PORCARIA
Espetáculo de Teatro de Bonecos para crianças que conta a história do menino Zezé, um garoto comum e sua relação com os alimentos e as chamadas "porcarias", nos seus primeiros anos de vida. Tudo acontece na cozinha da casa de Zezé, onde os móveis e os alimentos têm vida e se relacionam com o cozinheiro que conduz a trama enquanto faz o jantar, executando o som ambiente com seus utensílios e manipulando alguns bonecos sonoros. A trajetória vai desde a barriga da sua mãe, passa pelas primeiras impressões com os alimentos até o encontro com as chamadas "porcarias", quando recebe o apelido de Zezé Porcaria. A partir daí, Zezé passa por diversas situações que o levarão para novas aventuras e descobertas.
Público a partir de 3 anos. Duração: 50 min.
/ BP Hans Christian Andersen. Dia 24, sábado, às 16h.

|DIA 25, DOMINGO|

FEIRA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS
Traga seus livros e gibis para a feira de troca e renove sua coleção!
Só não valem livros didáticos ou em mau estado de conservação.
/Parque Anhanguera. Domingo, 25 de abril, domingo, das 10h às 15h.

|DIA 27, TERÇA|

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: METAMORFOSE
Com Grupo Cantando Histórias .
A capacidade de se reinventar e alçar vôo. Histórias são como convites da sabedoria a nos conduzir aos caminhos do conhecimento, da felicidade e da realização pessoal. O grupo trabalhará contos e cantos que abrangem novas possibilidades de superação.
/ BP Hans Christian Andersen. Dia 27, terça, às 10h e às 14h.

ELÉIA LEU
Em edições quinzenais, os poetas Berimba de Jesus, Caco Pontes, Gabriel Kerhart, Gabriel Kolyniak, Pedro Tostes e Valter Vitor coordenam uma roda de leitura, oferecendo um cardápio de poemas, organizado em torno de temas que propiciam a interlocução entre diversas linguagens, escolas e modos de fazer e pensar poesia.
/ BP Alceu Amoroso Lima. Dia 27, terça, das 19h30 às 21h30.

SERVIÇO:
/ Biblioteca Pública Hans Christian Andersen. Av. Celso Garcia, 4142, Tatuapé. Tel. 2295-3447. Veja como chegar.
/ Biblioteca Pública Belmonte. Rua Paulo Eiró, 525, Santo Amaro, Zona Sul. Tel. 5687-0408 / 5691-0433. Veja como chegar.
/ Biblioteca Pública Cassiano Ricardo. Av. Celso Garcia, 4200, Tatuapé, Zona Leste. Tel. 2092-4570 / 2092-9952. Veja como chegar.
/ Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Rua Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, Zona Oeste. Tel. 3082-5023. Veja como chegar.
/ Parque Anhanguera. Avenida Fortuna Tadiello Natucci, 1000 - Perus, Zona Norte.

___________________________________

PROJETO PRALER – PRAZERES DA LEITURA


PRALER CIDADANIA
Programa Jovens Urbanos no Metrô Santa Cecília
Quinta-feira, 15 de abril, das 15 às 17 horas.

Você sabia que as estações de Metrô, além de transporte, também oferecem cultura? Muitas estações de São Paulo têm exposições permanentes de artes plásticas, bibliotecas públicas e atividades culturais. O PraLer agora está entre essas atividades. No dia 15 de abril, levaremos um grupo de jovens em situação de vulnerabilidade social, da ONG Comunidade Cidadã, para conhecer a biblioteca e espaço cultural da Estação Santa Cecília do Metrô. Como sempre, o passeio encerra com uma atividade de incentivo à leitura, dessa vez com Nireuda Longobardi, que falará sobre a literatura de cordel e ensinará os jovens a fazerem suas próprias gravuras. Nireuda Longobardi é artista plástica e escritora; o livro com texto e xilogravuras de sua autoria, Mitos e lendas do Brasil em cordel (Editora Paulus), foi selecionado para o catálogo da FNLIJ para representar o Brasil na Feira de Bologna 2010.

PRALER NO PARQUE
Parque da Água Branca pela União da Arte
Domingo, 18 de abril, das 11 às 13 horas.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), o PraLer levará mais um grupo de crianças para conhecer o Parque da Água Branca e participar de contação de histórias. O grupo do Centro para Criança e Adolescente para União da Arte ouvirá histórias do Brasil, Japão e Europa.
Narradoras: Danielle Barros e Débora Carolyne.
Histórias: “Pequetito” (conto japonês), “A formiguinha e a neve” (conto acumulativo), “A margarida esperta” (Irmãos Grimm), “O peixinho encantado” (conto popular brasileiro) e “A menina que queria ser bonita” (conto inglês).

PRALER CIDADANIA
Crianças das Escolas Municipais no Museu Lasar Segall
Quinta-feira, 22 de abril, das 10 às 12 horas.

O PraLer levará um grupo do quarto ano ao Museu Lasar Segall. O passeio, visita e atividade de incentivo à leitura foram elaborados pela equipe de Ação Educativa do Museu, coordenada por Anny Christina Lima, em parceria com a educadora Mônica Cardim e Raphael Giannini, do PraLer. O resultado será uma visita focada na leitura.

EVENTO ESPECIAL PRALER
Dia Internacional do Livro na Biblioteca de São Paulo

Sexta-feira, 23 de abril, das 16 às 19 horas.

No Dia Mundial do Livro, o projeto PraLer – Prazeres da Leitura receberá um grupo de gestantes e mães com bebês de colo para participar de um evento muito especial. As mães serão orientadas pela especialista Luciana Franco sobre a importância da leitura na primeira infância, enquanto isso os próprios bebês participarão de uma atividade de leitura de histórias. Para completar, uma contação de histórias para as mamães e seus bebês.

PRALER NO PARQUE
ONG Projeto Filhos de Buda no Parque Buenos Aires
Domingo, 25 de abril, das 11 às 13 horas.

Quem quiser conhecer o projeto PraLer e ainda ouvir histórias no parque, pode participar do evento programado para o último domingo do mês, no Parque Buenos Aires. O grupo da ONG Filhos de Buda, que trabalha com crianças carentes da Favela do Chiclete, na Raposo Tavares, assistirá ao “Rodamoinho Poético”, apresentação daCia. Rodamoinho, com histórias de tradição oral, poemas, músicas e adivinhas.
Narradores: Fabiano Assis e Renata Flaiban.

PRALER CIDADANIA
Sarau de poesia no CIC Norte
Quinta-feira, 29 de abril, das 10 às 12 horas.

Desta vez é o PraLer quem visitará o CIC Norte – Centro de Integração da Cidadania, um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que visa proporcionar o acesso à Justiça, por intermédio de serviços públicos de qualidade para a população e o incentivo à cidadania comunitária. Serão reunidos jovens da própria comunidade, entre 14 e 17 anos, que frequentam o Ensino Médio, para participar de um sarau organizado pelo projeto PraLer – Prazeres da leitura em parceira com o projeto Mapa da Poesia, ambos administrados pela Poiesis – Organização Social de Cultura. Na ocasião, os jovens terão a oportunidade de apresentar seus próprios textos e textos de outros autores.

Sobre o pojeto PraLer – Prazeres da Leitura

O PraLer leva atividades de incentivo à leitura a várias regiões da cidade de São Paulo e promove o intercâmbio cultural, visando eliminar barreiras sociais e geográficas entre a população e os polos de cultura da capital.

O projeto atende grupos agendados, em parceria com instituições sociais e educacionais que trabalham com adolescentes, jovens em situação de risco, grupos de terceira idade, público inclusivo, além do público espontâneo.

Por meio de passeios e visitas monitoradas, a população se apropria dos locais públicos que a cidade oferece, como parques, museus, bibliotecas e livrarias, onde são realizadas atividades como oficinas de leitura e escrita, contação de histórias, apresentações teatrais e musicais e criação literária. As atividades também são levadas para dentro das instituições.

Nosso objetivo é criar o hábito da leitura como um ato de prazer, garantindo o acesso qualificado da população à cultura e à educação.

O PraLer é um projeto da Secretaria de Estado da Cultura, administrado pela Poiesis – Organização Social de Cultura. Para agendamento de grupos e mais informações, envie um e-mail para: contato.praler@poiesis.org.br, ou acesse o site: www.praler.org.br. Todas as atividades são gratuitas.
___________________________________

REINAÇÕES:
CONFRARIA DA LEITURA
DE TEXTOS
INFANTO-JUVENIS



_________________________________


LANÇAMENTO DO SITE MEMÓRIAS DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
bastidor inédito da trajetória de autores, ilustradores e editores consagrados

Evento de inauguração reúne precursores da classe literária brasileira, que prestam homenagem aos 90 anos da autora Tatiana Belinky.

14 de abril, às 19h, no Auditório do SESC Vila Mariana, o Museu da Pessoa realiza o lançamento do web site Memórias da Literatura Infantil e Juvenil, evento que reúne precursores da classe literária brasileira e oferece uma oportunidade única de interação entre o público e a obra de autores e ilustradores clássicos como Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, Ricardo Azevedo, Ruth Rocha, Ziraldo, dentre outros.
Mais informações aqui:
http://www.cronopios.com.br/site/lancamentos.asp?id=3928
_______________________________________

VOCÊ CONHECE O BOSQUE DA LEITURA?
Bibliotecas a céu aberto, nos parques da cidade:

Bosque da Leitura do Carmo
Parque do Carmo
Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951
Itaquera 08270-000 São Paulo, SP
Horário de Funcionamento: sábados e domingos, das 9h30 às 16h

Bosque da Leitura do Ibirapuera
Parque do Ibirapuera
Av. República do Líbano, 1151 - Portão 7 (ao lado do Viveiro Manequinho Lopes)
Ibirapuera 04501-000 São Paulo, SP
Horário de Funcionamento: domingos, das 9h30 às 16h

Bosque da Leitura da Luz
Parque da Luz
Rua Ribeiro de Lima, 99
Bom Retiro 01122-000 São Paulo, SP
Horário de Funcionamento: sábados e domingos, das 9h30 às 16h

Bosque da Leitura Santo Dias
Parque Santo Dias
Rua Jasmim da Beirada, 71, COHAB Adventista
Alt. do 4800 da Estrada de Itapecirica
Capão Redondo 05868-580 São Paulo - SP
Horário de Funcionamento: domingos, das 9h30 às 16h

Bosque da Leitura Cidade de Toronto
Parque Cidade de Toronto
Av. Cardeal Mota, 84
City América – Pirituba, São Paulo - SP
Horário de Funcionamento: domingos, das 9h30 às 16h
____________________________________

CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS

Era uma vez 1,2,3 - Acordando Histórias
Com Rita Nasser
A contação de histórias pretende proporcionar aos participantes um contato especial com as histórias, formando um público ouvinte e futuro leitor. Impulsionará também o contador “adormecido” que existe em cada um.
Dia 13 de abril às 10h e às 13h30

METAMORFOSE
Com Grupo Cantando Histórias
A capacidade de se reinventar e alçar vôo. Histórias são como convites da sabedoria a nos conduzir aos caminhos do conhecimento, da felicidade e da realização pessoal. O grupo trabalhará contos e cantos que abrangem novas possibilidades de superação.
Dia 27 de abril às 10h e às 14h

TEATRO

A Rainha da Neve
Cia. do Mar
Realizado a partir de manipulação de bonecos e outros objetos cênicos.
Um gênio do mal inventa um espelho que possui a estranha propriedade de transformar em pessoas más e arrogantes todos aqueles que se mirem nele. Enquanto isso, Gerda e Key, duas crianças, plantam e cuidam das rosas e das flores que existem no jardim de suas casas quando, repentinamente, o espelho do mal se quebra e um dos estilhaços atinge Key que muda completamente seu comportamento, tornando-se uma criança perversa. Um dia Key sai para esquiar na neve e é raptado por um grande trenó branco: é a rainha da neve que o leva para morar com ela no castelo da neve. Gerda dá pela falta do amigo e sai para procurá-lo e, nesse percurso, viverá muitas aventuras.
Público de 4 a 10 anos. Aproximadamente 50 minutos.
Dias 15 de maio e 26 de junho às 16h
______________________________

OFICINA DE ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO
A oficina alia informações teóricas e práticas sobre a produção audiovisual contemporânea e proporciona conhecimentos e experiências próprias ao aluno no desenvolvimento de argumentos e roteiros para obras narrativas de ficção em cinema.
Para interessados maiores de 18 anos. Serão duas turmas: terças (em 16 aulas de 3h) e sábados (em 12 aulas de 4h).
Cada candidato pode se inscrever em apenas uma turma. 20 vagas por turma.
Turma 1: A partir de 13/04, terças, das 18h30 às 21h30, com Thaís Fujinaga.
Turma 2: A partir de 17/04, sábados, das 10h30 às 14h30, com Roney Freitas.

Como participar:
A avaliação será baseada no preenchimento da ficha de inscrição, descrição de hábitos culturais e carta de intenções. Não será requisitada experiência anterior.
Inscrições na biblioteca, pessoalmente, do dia 1º ao dia 10 de abril, de segunda a sexta das 8h às 17h e sábado das 9h às 16h.

*Roney Freitas é formado em Audiovisual pela ECA-USP. Trabalha no mercado profissional audiovisual desde 2003, atuando como diretor e roteirista. É coautor do roteiro do longa-metragem “Paulicéia”, entre outros. Dirigiu o curta-metragem “Laurita”, contemplado no Programa Petrobras Cultural e desenvolve novo projeto de curta-metragem com roteiro premiado no programa de Fomento da Prefeitura de São Paulo.
**Thais Fujinaga é formada em Audiovisual pela ECA-USP. Seus roteiros foram contemplados no concurso de curta-metragem da Prefeitura de São Paulo em suas duas últimas edições. Dirigiu dois curtas em 35mm: “Hoje é o seu dia” (2008) e “A visita” (2009) e acaba de iniciar os preparativos de seu terceiro filme.


SERVIÇO:
Biblioteca Pública Roberto Santos. 101 lugares. Rua Cisplatina, 505, Ipiranga, Zona Sul. Tel. 2273-2390. Veja como chegar.
____________________________

REVISTA "EM CARTAZ", A PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA CIDADE DE SÃO PAULO, PARA DOWNLOAD
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/EmCartaz_34%20site_1270492021.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário