terça-feira, 8 de setembro de 2009

SP: Ping Pong com Rosa Cleide Marques




Quarta-feira, 5 de Novembro de 2008

Ping Pong com Rosa Cleide Marques 

Eu conheço a Rosinha há uns dez anos. Desde sempre, em minha lembrança, eu a vejo “andando entre livros”. Uma paixão que não se esgota, que só faz crescer. Nestes últimos tempos, ela tem se ocupado em trabalhar no Colégio Marupiara, onde desenvolve projetos e faz a mediação de leitura com os alunos. 

Edson: De onde vem esse gosto imenso pelo livro, pela leitura?
Rosinha: Meu pai e a minha primeira professora me mostraram o caminho.
Quando eu era criança meu pai lia para mim Patativa do Assaré e a Bíblia. Ele só tinha aqueles dois livros, e quando terminava a leitura comentava que, se o meu avô tivesse deixado ele estudar, nossa vida seria melhor. Ele falava que a leitura é tudo na vida das pessoas. 

Edson: O que te dá tanto prazer no trabalho?
Rosinha: O meu coração é uma biblioteca. É ela que me arrebata e me transporta para seu mundo. Que não me deixa opção, senão ficar, morar nela e transformar este espaço em pluralidade de leitores. 

Edson: Ser leitora é fundamental para se formar outros leitores?
Rosinha: Sou uma apaixonada pela leitura. Este universo é muito rico e encantador, e nós somos os mediadores e iniciadores das crianças neste mundo maravilhoso da leitura. E sabemos que o trabalho com a leitura deve ser lúdico, prazeroso e imensamente agradável. 

Edson: Que tipo de livros você gosta de ler?
Rosinha: Minha paixão pelos livros é imensa, amo ler e este néctar não tem diferenciação. Para mim, a doçura é a mesma para a literatura Infantil, Infanto-Juvenil e todas as outras. Eu provei do mel e me embriaguei para sempre... A leitura sacia minhas curiosidades e alimenta minhas paixões. 

Edson: Você está terminando o curso de Biblioteconomia. O que pretende fazer depois de formada?
Rosinha: Tive a honra de receber um convite do Professor José Pacheco da Escola da Ponte de Portugal, para contribuir em um grande Projeto que será desenvolvido em uma cidade do nosso Brasil Varonil; a qual não me permito divulgar por enquanto.
Porém não pretendo deixar o Marupiara, esta escola é um espaço de ensinamentos muitos. Aqui tenho aprimorado meu olhar para a vida. 

Edson: Leitura é fundamental nos dias de hoje?
Rosinha: O ato de ler é plural. A leitura é instrumento decisivo para que as pessoas possam desenvolver de maneira plena seu potencial humano e caracteriza-se como fundamental para fortalecer a capacidade de expressão da diversidade cultural nos dias de hoje. 

Edson: A pergunta que não pode faltar, afinal, crianças e jovens gostam ou não gostam de ler?
Rosinha: Muito se reclama sobre a falta de leitores no nosso país. Muito se fala da ausência dos pais na questão educacional. A leitura, certamente é uma delas. A família tem papel decisivo na formação de leitores. Leitores não surgem, Leitores são criados.O prazer pela leitura é um hábito formado. Formado e formador. Hábito este, que precisa ser introduzido em nosso cotidiano 

Por Edson Gabriel Garcia
Postado por Rosana Rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário