terça-feira, 9 de agosto de 2016

SP: LeituraMAIS - 1º Encontro


Mais que um projeto, o LeituraMAIS é um movimento, uma tentativa de agitação cultural. A proposta é reunir autores, educadores e interessados em literatura dedicada à infância e à juventude para debater temas que abrangem as várias vertentes da Leitura Literária.

1º Encontro LeituraMAIS

23 de agosto de 2016 (terça-feira), das 19h00 às 21h00 – Mezanino do SESI – Av. Paulista

Mesa “Mediação em Ação” – Debate entre autores e mediadores de leitura, abordando:
* A importância da mediação de leitura entre crianças e jovens
* Dicas e técnicas para uma eficaz mediação
* Especificidade de trabalhos em sala de aula, bibliotecas, feiras do livro...

Público visado: professores, bibliotecários, autores, pais e demais interessados em literatura.

Participantes da mesa: Márcia Leite, Penélope Martins e Luiz Bras. Mediadora: Rosana Rios

Márcia Leite escreve para crianças e jovens há mais de 25 anos, atuando na área educacional, principalmente voltada para Línguas e Ensino de Literatura. De 2011 em diante, Márcia também tem se dedicado ao trabalho de edição no selo Pulo do Gato, com especial enfoque para livros para leitores em formação e formadores de leitores. Tanto como autora quanto como editora, Márcia tem recebido reconhecimentos importantes como os Prêmios Nestlé de Literatura Brasileira, Açorianos e selo Altamente Recomendável da FNLIJ, além de duas indicações ao Jabuti na categoria Literatura Infantil.

Penélope Martins, inicialmente atuante na advocacia, com especialização em direitos humanos, dedicou-se ao trabalho de narradora de histórias a partir de2005, desenvolvendo próprios com foco em cidadania e desenvolvimento humano. Posteriormente, abarcou projetos maiores de narração criando diálogos entre Brasil e Portugal: seu Projeto Mar de Palavras traz um olhar para a contemporânea literatura para infância em Língua Portuguesa. Desde 2011 também se dedica à escrita de literatura para infância, com títulos que englobam prosa e poesia.

Luiz Bras nasceu em 1968, em Cobra Norato, pequena cidade da mítica Terra Brasilis. É escritor e coordenador de oficinas de criação literária. Na infância, ouvia vozes misteriosas que lhe contavam histórias secretas. Principais romances: Babel Hotel (finalista do prêmio Jabuti), Sonho, sombras e super-heróis, Sozinho no deserto extremo e Distrito federal. Pela SESI-SP Editora publicou: Ventania Brava, Vítor, o invisível, entre outros.

Rosana Rios é arte-educadora e foi roteirista de programas infantis na TV por 11 anos. Desde 1988 publica obras para crianças e jovens, tendo alcançado a marca de 150 títulos publicados e recebido premiações como o Prêmio Cidade de Belo Horizonte, o Nestlé de Literatura, duas indicações ao Jabuti e várias distinções da FNLIJ, inclusive o Prêmio Orígenes Lessa – Melhor Livro para o Jovem, em 2016. É pesquisadora de Mitologia e Contos de Fadas e membro do Conselho da AEILIJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário