sábado, 23 de fevereiro de 2013

NE: Escritor de carteirinha

Vocês já devem ter ouvido falar da expressão "Escritor de carteirinha", que se refere ao escritor profissional. Aquele que se dedica ao ofício da escrita. Ou seja, que exerce esta profissão. Sim, a despeito do que possam imaginar em sentido contrário, a profissão de escritor é reconhecida como tal pelo Ministério do Trabalho e Emprego brasileiro - assim como pela Receita Federal, para fins de imposto de renda da pessoa física. Vejam abaixo os dados relacionados aos distintos campos desta profissão da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), referente aos distintos "Profissionais de Escrita":


Bom, então a próxima pergunta de vocês será: - Onde consigo a carterinha?

Você poderá se vincular a entidades representativas da profissão, como a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) ou na União Brasileira de Escritores - na seccional de seu estado, por exemplo Pernambuco (UBE-PE).

Em tempo:  os ilustradores também são reconhecidos como profissionais pelo Ministério do Trabalho e Emprego, dentro do grupo "Artistas de artes visuais", com o código específico 2624-05.

Nenhum comentário:

Postar um comentário