quarta-feira, 14 de setembro de 2011

SP: Era uma vez... O dia seguinte



Meus caros,
Saboreiem o livro de Luis Eduardo Matta.
Boa leitura!
Um abraço,
Regina Sormani


O DIA SEGUINTE

Uma aventura eletrizante pela Nova York pós-11 de setembro.

Atentado às Torres Gêmeas é o ponto de partida para uma história de suspense que celebra a amizade entre os diferentes.


Antônio, um adolescente paulistano de 14 anos, acabara de chegar a Nova York, na companhia de sua mãe. Mas nada de férias ou diversão. O motivo da viagem era dos mais tensos: os dois estavam na cidade em busca de pistas do pai de Antônio, desaparecido há algumas semanas. Farid Wassouf, um brasileiro de origem síria, era um dos diretores de uma empresa de comércio internacional, e havia viajado até os Estados Unidos para investigar uma fraude que descobrira na firma. Desde então, sumiu sem deixar vestígios.

Naquela manhã, a mãe de Antônio iria se encontrar com Yaakov Zilberman, um judeu americano que era sócio de Wassouf na empresa, além de ser seu amigo de longa data – ignorando a persistente rixa entre judeus e árabes. Ela tinha esperanças de que Zilberman pudesse lhe ajudar a encontrar seu marido. Marcaram o encontro no terraço do World Trade Center. A data era 11 de setembro de 2001. Poucos minutos depois de se despedir de sua mãe, no lobby das Torres Gêmeas, Antônio viu, atordoado, o prédio vir abaixo.

O ataque terrorista orquestrado por Bin Laden é apenas o ponto de partida para uma aventura eletrizante, que leva Antônio a se enredar numa sequência de revelações e perigos encadeados com a velocidade dos melhores thrillers. Com a morte súbita da mãe, só resta ao garoto tentar desvendar, por conta própria, o paradeiro do pai. Para isso, seu único aliado é Michael, filho de Yaakov Zilberman, que tem a mesma idade e sente a mesma dor: seu pai, afinal, também fora vítima do atentado contra as Torres Gêmeas.

Michael, porém, faz questão de se revelar pouco simpático à presença de Antônio. Uma antipatia que muda com o decorrer dos sobressaltos. Juntos, os dois saem por Nova York em 12 de setembro, um dia estranho na cidade, em busca de pistas de Farid Wassouf. Tudo o que sabem é que o empresário sumira após ter se encontrado com o detetive particular que investigava a fraude na companhia. Este, por sua vez, fora cruelmente assassinado.

O dia seguinte retoma o estilo das deliciosas narrativas de suspense dos livros para adolescentes dos anos 80, escritos por craques como Marcos Rey e Lúcia Machado de Almeida. Imbuídos apenas de valentia e muita criatividade, Antônio e Michael precisam desvendar enigmas e se safar de bandidos perigosos, enquanto estreitam a confiança um no outro.

Os mistérios, com o decorrer das páginas, se multiplicam. Quem é Bispo, o hábil enxadrista que surge como um nome temido em diálogos dos adultos? Será ele mocinho ou vilão? Por que a mãe de Michael insiste em esquecer a fraude na empresa? E o misterioso Barba Negra, qual o seu papel nessa história? Com uma rara habilidade para construir suspenses, Luis Eduardo Matta fisga a curiosidade do leitor até a última linha.


TRECHO

Antônio estava há um minuto no quarto ocupado por ele e pela mãe, no décimo andar do hotel Marriott, e havia acabado de encontrar sua carteira no fundo da mala, quando ouviu um estrondo do lado de fora. Talvez tivesse sido só impressão, mas ele era capaz de jurar que o quarto havia tremido ligeiramente.

O que teria sido aquilo?

Ele foi até a janela, que dava para os fundos, para a praça interna do complexo do World Trade Center, e viu algumas pessoas correndo. Algumas gritavam e gesticulavam freneticamente, olhando para o alto. Antônio seguiu o olhar delas e viu uma fumaceira densa se espalhando pelo ar. Ela estava saindo de uma das Torres Gêmeas. A da esquerda. Onde estava sua mãe.


O AUTOR

Luis Eduardo Matta nasceu no Rio de Janeiro, em 1974. É autor de vários livros, entre eles, os thrillers O véu, 120 horas e Ira implacável, e os juvenis Morte no colégio, Roubo no Paço Imperial e O rubi do Planalto Central. Participou de antologias de contos, como Território V, Jogos criminais e Internautas: os chips reinventando o nosso dia a dia. Tem diversos artigos e ensaios publicados, a maioria no portal Digestivo Cultural. Mais informações sobre ele podem ser encontradas no site www.lematta.com.

Título: O dia seguinte  
Autor: Luis Eduardo Matta
Público-alvo: a partir de 12 anos
ESCRITA FINA EDIÇÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário