quarta-feira, 25 de maio de 2011

RS: AEILIJ - Eleições 2011 - Chapa Capacitação e Intercâmbio

Caros aeilijianos,

Desde nossa integração ao grupo, primeiramente como associado e em seguida na coordenação regional RS, são oito anos de dedicação e empenho em consolidar a AEILIJ em nosso Estado. Muitos associados talvez não nos conheçam e, por isto, recuperamos alguns momentos importantes dessa nossa colaboração às diretorias anteriores. Ao chegarmos à coordenação, na gestão de Luiz Antonio, contávamos com três associados no Rio Grande do Sul. Fizemos um esforço integrado, sempre orientados por nossos presidentes e suas respectivas diretorias, no sentido de chamar outros autores de palavras e imagens para os debates, ouvir suas necessidades no que referia ao ofício e criar oportunidades de visibilidade à LIJ. Hoje somos vinte e três integrados aos mais de duzentos associados Brasil afora.

Integramos a AEILIJ regional à algumas das principais feiras de livros do Estado e conquistamos juntos um importante espaço de debates. O Seminário AEILIJ - "Por um espaço especial para a literatura na escola", em sua terceira edição, em 2011, durante a Feira do Livro de Porto Alegre, a maior feira a céu aberto da América Latina que tem em seu caráter a democratização e acesso à leitura. Além disso, sempre estivemos atentos às demandas de nossos associados da regional e criamos um canal de interlocução respeitosa com nossas diretorias a fim de defendermos tais demandas. 

Durante oito anos observamos, aprendemos, aprimoramos, refletimos juntos, como bem disse Anna Claudia. Atentamos para os passos alinhados de cada uma das diretorias e desenhamos um desejo. Um projeto que viesse a dar prosseguimento ao que já vem se anunciando desde o princípio até a chegada aos doze anos da instituição. Nesses oito anos vimos que a AEILIJ é resultado de um esforço mútuo e de muito trabalho. Consideramos, eu e Sandra Pina, muitos nomes para integrarem a nossa chapa. Consideramos profissionais que já tem seus pontos de vista e projetos que gostariam de dar prosseguimento numa perspectiva ainda mais ampla. Consideramos profissionais que, por suas ações individuais ou coletivas, só têm a estofar nosso projeto de Capacitação e Intercâmbio entre regionais. Temos a tecnologia a nosso favor. Pretendemos fazer bom uso dela, sem deixar de questionar o modo como nossa criação venha disponibilizar-se através dela ao leitor. 

Em oito anos acompanhamos atentos ao movimento cuidadoso de nossos presidentes, e iniciamos o desenho de um projeto que necessita da colaboração de todos. Nosso projeto intenciona dar mais corpo à voz de uma sigla nascida do desejo de um pequeno grupo, liderado por Rogério Andrade Barbosa, nosso primeiro presidente. E que cabe a nós, agora, a continuidade desse sonho.

Muitos dos nossos parceiros de diretoria, do Sul do Brasil, também são parte de um desejo de descentralização que a AEILIJ vem sinalizando, em atitude respeitosa aos esforços de todos nós. Nomes, talvez, desconhecidos da lista de discussões, embora tenham sido importantes no processo de consolidação da regional no que tange às parcerias e ações em prol da leitura e da qualificação de leitores. 

Propomos, para nossa gestão, que algumas regionais tenham dois coordenadores, visando o processo colaborativo. Quanto mais braços estiverem estendidos em apoio, mais tranquilo fica ignorar o cansaço durante o percurso. E entendemos que os coordenadores também precisam de auxílio, num processo horizontal de discussões das necessidades peculiares das regionais. Não somos uma massa uniforme, não somos rebanho, somos sujeitos de nossa própria história, embora precisemos de alinhamento sutil que o seja para irmos em alguma direção clara, assegurando todas as conquistas anteriores e outras que surgirão ou serão criadas por nós. 

Uma gestão tem apenas dois anos para tentar realizar, por vezes, voos ambiciosos. Sandra Pina e eu temos as melhores intenções. E, creio, aprendemos com os presidentes e vice-presidentes anteriores, a serenidade antes do impulso; a associação antes do eu; o debate político antes da euforia da festa. Embora distantes geograficamente, Sandra e eu nos conhecemos de longa data. Temos perfis que se somam. Temos voz ativa, mas conservamos ouvidos atentos. Temos vontade e pé no chão. 

O que nós desejamos para a AEILIJ é o melhor que possamos dar de nós. Mas esse melhor só pode vir à tona quando encontra eco. 

Contamos com vocês para fazer coro, seja avalizando, seja discordando, na perspectiva de encontrar soluções em vez de problemas. Na perspectiva de agregar, em vez de dividir. 

Agradecemos o apoio já manifesto em nossa lista de discussões e a credibilidade que depositam a todos nós da chapa inscrita.

    Hermes Bernardi Jr. e Sandra Pina
    candidatos



Postado por H 

Nenhum comentário:

Postar um comentário