terça-feira, 12 de abril de 2011

SP: O autor e sua obra - Cecília Meireles



Cecília Meireles

Queridos amigos!

É impossível falar sobre poesia sem mencionar Cecília Meireles. Hoje, quero dedicar a ela esta página do blog paulista. 
Um forte abraço,
Regina Sormani

Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu no Rio de Faneiro em 1901 e lá veio a falecer em 1964. Formou-se professora primária aos 16 anos. Estudou filosofia, literatura, canto e violino, entrando para o Conservatório Nacional de Música. Em 1919, publicou Espectros, seu primeiro livro. Em 1920 fez contato com um grupo tradicionalista e católico que atuava na revista Festa. Em 1930 já dirigia a Página de Educação do Diário de Notícias. Na sequência, em 1934, criou a biblioteca infantil pioneira no país. De 1935 a 1938 lecionou Literatura luso-brasileira e Técnica literária na Universidade Federal. Publicou seu primeiro grande livro, Viagem, em 1938 que recebeu um prêmio da Academia Brasileira de Letras. 
Esteve na Índia onde escreveu Elegia a Gandhi e nos Estados Unidos onde lecionou Literatura e Folclore, na Universidade do Texas. Cecília, conhecida internacionalmente, seus livros foram traduzidos em várias línguas. Abordou em sua poesia, os temas da eternidade, amor, morte, da fugacidade do tempo.
Principais livros de poesia: Vaga Música(1942) Mar absoluto(1945) Retrato Natural1949) Noturnos de Holanda(1952) Romanceiro da Inconfidência(1953) Canções(1956) Poemas escritos na Índia(1961) Solombra(1963)
Poesias infanto-juvenis: COLAR DE CAROLINA, O CAVALINHO BRANCO, LEILÃO DE JARDIM, O MOSQUITO ESCREVE, SONHOS DA MENINA, O MENINO AZUL, OU ISTO OU AQUILO, A POMBINHA DA MATA, EXPLICAÇÃO, MOTIVO, GUITARRA, ACEITAÇÃO, OITO, CANÇÃO MÍNIMA, MURMÚRIO, PALAVRAS, RETRATO.

Ou Isto Ou Aquilo (Cecília Meireles)

Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário