segunda-feira, 18 de abril de 2011

RS: 'Livraço' incentiva o amor à leitura

O domingo no Parque da Redenção, em Porto Alegre, foi invadido por livros e personagens infantis que contaram estórias para crianças. Batizada de "livraço", a mobilização promovida pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) teve por objetivo incentivar o amor à leitura. E bons exemplos de aproximação entre livro e leitores de todas as faixas etárias estiveram presentes ontem na Redenção. Como a Rede de Bibliotecas Comunitárias, que leva até cinco bairros da cidade o mundo literário, Ilê Ará (Morro da Cruz), Bororó (Assunção), CPIJ (Restinga), Ceprimoteca (Maria Goretti), Nova Chocolatão (Vila Chocolatão) e Cirandar (Centro) são as bibliotecas que formam a rede. "Cada uma tem o seu educador, escolhido pela comunidade, que cuida das tarefas da biblioteca. Em média, nossas unidades emprestam de 400 a 500 livros por mês", diz Aline Hernandez, coordenadora de Projetos da Cirandar. A biblioteca oferece às famílias a mala de leitura, onde são locados até 15 volumes com livros para toda a família. 

Jussara Rodrigues, da CRL, destacou o grupo de trabalho aprovado pela prefeitura de Porto Alegre que irá debater e criar o Plano Municipal do Livro e Leitura. "A gente comemora e chama a atenção para a possibilidade de doações de livros, leitura em conjunto e ações de leitura", afirma Jussara. 

Já Hermes Bernardi Jr., da Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, exaltou a iniciativa, por reunir as entidades do setor da literatura "e também pelo fato de colocar o livro à disposição da comunidade pelo simples prazer da leitura". "Atividades como essas aproximam as pessoas não só dos livros, mas umas das outras", completou.

Fonte:

Postado por H 

Nenhum comentário:

Postar um comentário