quinta-feira, 11 de novembro de 2010

SP: O autor e sua obra - Machado de Assis



Queridos leitores,

Estou inaugurando a página: O autor e sua obra, homenageando o escritor brasileiro Machado de Assis. (1839/1908 RJ) Joaquim Maria Machado de Assis, de origem humilde, é com certeza um dos grandes nomes da literatura brasileira. Diretamente ligado à fundação da Academia Brasileira de Letras, ocupou a cadeira de número 23. Casou-se com Carolina Augusta Xavier de Novais. Em sua evolução literária, existem duas fases: a primeira, de poesias românticas e dos romances, tais como: A mão e a luva, Helena, Iaiá Garcia, Contos Fluminenses, Crisálidas (coletânea poética). Histórias da meia-noite, Quase ministro (comédia). A segunda fase, marcada pela amargura e desencanto, produziu: Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó, Memorial de Aires. Também publicou contos: Papéis avulsos, Histórias sem data, Relíquias da casa velha.

São obras de publicação póstumas: Missa do galo, O espelho, O alienista, verdadeiras obras-primas da nossa literatura. Machado deixou, ainda, várias peças teatrais reunidas no volume Teatro.

A ilustração de Machado, acima, foi realizada para a revista ENTRELIVROS da editora Duetto, em 2006, pelo Marchi, em estilo cubista. A técnica utilizada foi acrílico sobre cartão preparado com gesso. Tem sido muito requisitada para referências e homenagens a esse grande autor brasileiro.

Forte abraço,
Regina Sormani

Nenhum comentário:

Postar um comentário