quinta-feira, 9 de setembro de 2010

SP: Mural - Setembro de 2010


NÚMERO 12 - SETEMBRO DE 2010
O Mural é uma agenda cultural mensal,
editada conforme os eventos surgem.
Amigo associado de qualquer cidade do Estado de São Paulo, contribua...
aguardamos notícias dos eventos do interior.
________________________________
Literatura para Todos recebe inscrições até 21 de novembro
O Concurso Literatura para Todos foi criado para estimular a produção literária direcionada a jovens e adultos em processo de alfabetização. Este ano, o Ministério da Educação vai premiar nove escritores com R$ 10 mil cada um e publicar as obras vencedoras, que serão distribuídas em escolas e bibliotecas públicas.
Os candidatos podem competir nas categorias prosa (conto, novela ou crônica), poesia, biografia e texto de tradição oral (em prosa ou em verso). Em cada uma delas serão premiados dois autores.
Esta é a segunda edição do Literatura para Todos. A novidade é que a competição vai premiar um escritor africano, natural de um dos países de língua portuguesa — Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. O autor africano ganhará o mesmo prêmio de R$ 10 mil, independentemente da categoria literária do texto apresentado.
As obras devem ser enviadas, até 21 de novembro, ao Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade — Esplanada dos Ministérios, bloco L, sala 710, CEP 70047-900 Brasília (DF).
A divulgação dos resultados e a premiação estão previstas para março de 2008. No ano passado, 2.095 obras concorreram na primeira edição do concurso.
Mais informações no endereço eletrônico literaturaparatodos@mec.gov.br ou pelo telefone 0800 616161
___________________________________________________
PROGRAMAÇÃO CULTURAL LITERÁRIA
DA CIDADE DE SÃO PAULO
(CURSOS, PALESTRAS, ENCONTROS,
CONTAÇÕES, OFICINAS)
DEBATE NARRATIVIDADE: LITERATURA & QUADRINHOS 2
Com Spacca (cartunista e ilustrador, autor de adaptações de obras como Jubiabá, de Jorge Amado) e Paulo Ramos (jornalista e especialista em literatura e quadrinhos). Mediação e curadoria: Maria Helena Pinho.
A proposta é discutir como dialogam essas duas linguagens e como a narrativa se desloca na literatura e nos quadrinhos. Na sequência, os autores autografam suas obras mais recentes.
| Centro Cultural São Paulo – Gibiteca Henfil. Centro. Dia 16, das 19h às 21h. Grátis
LEIA LEU
Em edições quinzenais, os poetas Berimba de Jesus, Caco Pontes, Gabriel Kerhart, Gabriel Kolyniak e Pedro Tostes coordenam esta roda de leitura que apresenta poemas organizados em torno de temas que propiciam a interlocução entre diversas linguagens, escolas e modos de “fazer e pensar poesia”.
| Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Dias 14 e 28. 3ª, das 19h30 às 21h30. Grátis
ESCRITA ABERTA
Prod.: Renata Cirilo.
Espaço coletivo de crítica e criação literária sem restrição quanto a gênero ou estilo. Os encontros são dedicados à discussão de temas, conteúdos, formas, publicações e processos de escrita.
| Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. De 14 a 28. 3ª, das 15h às 17h. Grátis
ESPAÇO GOURMET – DELÍCIAS DA LITERATURA ORAL
‘Chef’ convidado: Varneci Nascimento (poeta cordelista).
Encontro que simula um ‘restaurante literário’ cujo ‘cardápio’ é composto por declamação de cordéis, contação de “causos”, adivinhas, parlendas, trovas e trava-línguas.
| Biblioteca Pública Belmonte. Zona Sul. Dia 24, 14h. Grátis
FEIRA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS
Coordenada pelo Sistema Municipal de Bibliotecas, a atividade proporciona oportunidade para que o público possa renovar sua biblioteca pessoal, sem custo. As recomendações são que os livros não sejam didáticos e que o material esteja em bom estado. As trocas podem ser realizadas diretamente entre os frequentadores, que terão à sua disposição mesas separadas pelos temas: “literatura geral”, “literatura infantojuvenil”, “gibis” e “troca com a mesa”, na qual o leitor deposita um título e pega outro.
| Parque do Carmo (no Bosque da Leitura). Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951, Itaquera. Zona Leste. Dia 19, das 10h às 15h. Grátis
NA RODA COM CANTOS, CONTOS, DANÇAS, POEMAS E BRINCADEIRAS
Com Andréa Sousa e Bete Oliveira.
A atividade focaliza as manifestações tradicionais realizadas em roda.
| 3ª idade. BP Belmonte. Zona Sul. Dia 9, 14h. Grátis


POESIA NO JARDIM XI: PRIMAVERA
Sarau literomusical que procura incentivar a leitura e a criação poética. Os participantes podem interagir, cantando, tocando ou declamando poesias próprias e de outros autores. Nesta edição, o tema é “primavera”.
| Não é necessário fazer inscrição. Biblioteca Pública Anne Frank. Zona Oeste. Dia 13, 14h. Grátis
4º ENCONTRO DE ESCRITORES CORDELISTAS – CORDEL, RESISTÊNCIA E VANGUARDA
Coord.: Aderaldo Luciano (poeta).
Poetas mostram suas construções literárias de cordel. O encontro apresenta, ainda, exposições de folhetos e de xilogravura, leituras de cordel e poesia tradicional nordestina.
| Biblioteca Pública Belmonte. Zona Sul. Dia 30, 19h. Grátis
SARAU DO TIETÊ – POR UM RIO
Mostra de pesquisa sobre a produção poética focalizada no Rio Tietê, propondo uma viagem na companhia dos que se inspiraram no rio desde o início do século passado até hoje, quando se tenta reverter sua condição de símbolo da poluição na capital. Serão interpretados os primeiros versos sobre ele, escritos por Manoel Baptista Cepellos, em 1906; trechos da Meditação sobre o Tietê, de Mário de Andrade; e versos de Martins Fontes, Cornélio Pires, Afonso Schmidt e de poetas contemporâneos como Paulo Bomfim, Renata Pallottini, Álvaro Alves de Faria e Ieda Estergilda de Abreu.
| Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Dia 29, 19h30. Grátis


SARAU SERTANEJO
Com Alcione Kosmos. Apresentação: Guarani. Participação especial: Paula Dundee.
No último sábado do mês, ocorre este sarau no qual o público é convidado a participar, fazendo poesia, cantando e propondo músicas, ao som de viola caipira.
| Biblioteca Pública Belmonte. Zona Sul. Dia 25, 15h. Grátis
TERRITÓRIO PAULISTANO, A LITERATURA DO DESMANCHE 
Curadoria: Maria Helena Pinho e Márcia Denser. Debatedores: Marcelo Mirisola, Mário Bortolotto e Reinaldo de Morais. Mediação: Márcia Denser.
Se a literatura é a empresa de conquista verbal da realidade, contemporaneamente, a cidade é o território devastado, do qual a cidade de São Paulo é o paradigma brasileiro. Os três debatedores são prosadores cujas poéticas se constroem a partir da degradação da sociedade e do desmanche do projeto do “país”. Eles têm como alvo o universo da classe média urbana.
| Será entregue certificado de presença. Centro Cultural São Paulo – Sala de Debates. Centro. Dia 9, das 19h às 21h. Grátis
LITERATURA, VESTIBULAR E ALGO MAIS
Biblioteca Mário de Andrade. Seção Circulante. Centro. Sáb. Das 9h30 às 12h30. Grátis

Coordenado por professores de cursinhos e das universidades Mackenzie, Unesp, Unifesp e USP, o ciclo de literatura analisa livros indicados para os vestibulares. A ideia é apresentar as obras do ponto de vista de sua estrutura, linguagem e estilo e, além disso, discutir seus conteúdos temáticos, de modo a também provocar uma reflexão sobre aspectos psicológicos das personagens e históricos e socioculturais de nossa realidade, estimulando a leitura ou releitura desses títulos, todos disponíveis para empréstimo na Seção Circulante.
| 60 vagas. Inscrições antecipadamente na biblioteca ou por meio do e-mail: acaocultural@prefeitura.sp.gov.br ou pelo telefone: 3241-3459.

IRACEMA
De José de Alencar.
| Dia 18

VIDAS SECAS
De Graciliano Ramos.
| Dia 25
PROGRAMAÇÃO LITERÁRIA OLIDO
Galeria Olido - Vitrine da Dança. Centro. 2ª. Grátis

Não é necessário retirar ingresso.


SARAU DE LEITURA
Participação especial dos poetas André Góes, Beth Brait, Castelo Hassen, Edson Bueno, Fabiano Calixto e do músico Gabriel Kolyniak.
Apresentação do sarau Entranhas alucinadas da aldeia, com o lançamento do livro homônimo do poeta Júlio Bittar.
| Dia 13, 18h

BATE-PAPO
A escritora Esmeralda Ortiz, autora de Diário de rua e Porque não dancei (escrito em parceria com Gilberto Dimenstein), fala sobre sua trajetória de ex-menina de rua e como conseguiu superar as adversidades.
| Dia 20, 18h

CONTOS NA BOCA DA NOITE
Rita Marques narra contos populares da Espanha, entre eles, La barretina verdeO galego e o cavalo do reiA sapatilha de ouro e Dom fulano de tal.
| Dia 27, 18h30

CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS
Bibliotecas Públicas e Centro Cultural São Paulo. Grátis

Contadores narram histórias em bibliotecas públicas (BP) e na Sala de Leitura Infantojuvenil da Biblioteca Sérgio Milliet do Centro Cultural São Paulo (CCSP).

CONTA TRÊS
Cia. Palavradeiras. Livre.
Na apresentação, que mescla contação de histórias e teatro, são narradas três histórias que têm “a palavra” como mote. Ela aparece tanto no silêncio como no grito, tanto em sua beleza como em sua feiura, tanto em sua virtude como em seu perigo.
| BP Álvares de Azevedo. Zona Norte. Dia 12, 11h
| BP Mário Schenberg. Zona Oeste. Dia 16, 14h
| BP Padre José de Anchieta. Zona Norte. Dia 19, 11h
| BP Anne Frank. Zona Oeste. Dia 30, 14h

CONTA COMIGO
Com Lucélia da Silva e Solange Lopes. Livre
Serão narradas as histórias: Sou grande ou sou pequenina, Gata menina e outras.
| BP Amadeu Amaral. Zona Sul. Dia 14, 10h

HISTÓRIAS DE ANIMAIS
Com Cícera Cleide Mascarenhas. +7 anos.
Serão narradas duas histórias em que animais são as personagens principais: A tartaruga e o elefante e Onde está o rabo do sapo?.
| BP Menotti Del Picchia. Zona Norte. Dia 15, 10h30 e 14h

HISTÓRIAS DE PEDRO MALASARTES
Com Sandro Luiz Coelho. +7 anos.
Contos em que o personagem Pedro Malasartes protagoniza diversas aventuras.
| BP Thales Castanho de Andrade. Zona Norte. Dia 15, 10h30 e 14h

HISTÓRIAS DIVERSAS
Com Ana Paula Pereira dos Prazeres. +5 anos.
Serão narradas histórias engraçadas sobre aventuras e animais da floresta.
| BP Narbal Fontes. Zona Norte. Dia 15, 10h30 e 14h

NAQUELE LIVRO TINHA UMA HISTÓRIA
Com Edna Bolanho Simões. Livre.
Narração de histórias diversas.
| BP Pedro da Silva Nava. Zona Norte. Dia 15, 10h30 e 14h

CONTOS PARA CRIANÇAS
Com Márcia de Oliveira Lopes. +6 anos.
Serão narrados os contos: A bruxa Salomé, de Audrey Wood; João preguiçoso, adaptação de Tony Ross; e Histórias de macaco, adaptação de Elias José.
| BP Sylvia Orthof. Zona Norte. Dia 22, 10h30 e 14h

HISTÓRIAS DE PRINCESAS E UM MACACO MUITO ESPERTO
Com Juvelina Martins. +6 anos.
Serão narradas as histórias: Sua Alteza a DivinhaJoão preguiçoso O macaco e a velha.
| BP Nuto Sant’Anna. Zona Norte. Dia 22, 10h30 e 14h

HISTÓRIAS DE REIS, PRINCESAS E CACHORROS
Com Beth Pedrosa. +6 anos.
Serão narradas as histórias: A roupa nova do reiJoão preguiçosoO menino e o cachorro e N´Golo e Bendé-Bendé, em homenagem à África do Sul.
| BP Álvares de Azevedo. Zona Norte. Dia 22, 10h30 e 14h

DOMINGO NA VIRIATO
Biblioteca Pública Viriato Corrêa. Zona Sul. Dom. 16h. Grátis

Programação especial para crianças, durante os domingos, na Biblioteca Temática em Literatura Fantástica.

O SENHOR DOS SONHOS 
Cia. Truks. Teatro de bonecos.
Lucas é um menino que vive mergulhado em seus sonhos, fantasias e invenções mirabolantes, procurando, sem muito sucesso, adaptar-se às regras sociais. No final, descobre-se que o espetáculo reúne, na realidade, as memórias de um velho senhor que se tornou um escritor de sucesso.
| Dia 19

CONTA TRÊS
Cia. Palavradeiras. Contação de histórias.
Na apresentação, que mescla contação de histórias e teatro, são narradas três histórias que têm “a palavra” como mote. Ela aparece tanto no silêncio como no grito, tanto em sua beleza como em sua feiura, tanto em sua virtude como em seu perigo.
| Dia 26
SEMANA DE ANIVERSÁRIO DA CHÁCARA DO CASTELO
Biblioteca Pública Chácara do Castelo. Zona Sul. De 6 a 11. Grátis

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Com Lílian Marcheti. 7 a 10 anos.
Narração de histórias infantis.
| Dia 9, 14h30

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Com Andréa Sousa. +6 anos.
Narração de histórias infantis.
| Dia 10, 14h30

RPG
Narradores: Flavio Araujo Santos, Alexandre Leandro Ribeiro da Silva e Paulo Barbosa. +13 anos.
Encontro de Role Playing Game.
| Dia 11, 14h

OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA
Coord.: Sergio Jardino. +15 anos.
Produção de textos poéticos ou em prosa a partir de um tema dado na primeira hora de trabalho. Em seguida, discute-se literatura a partir de um texto.
| Dia 11, 15h

Nenhum comentário:

Postar um comentário