domingo, 14 de março de 2010

SP: Um livro do qual gostei muito - Mãos de vento e olhos de dentro

Meus caros,
Estamos inaugurando uma nova página no Blog de Sampa.
Este mês, a escritora Eliana Martins comenta o belo livro da nossa associada Lô Galasso.
Grande abraço a todos,
Regina


Nome do Livro: MÃOS DE VENTO E OLHOS DE DENTRO.
Autora : LÔ GALASSO.
Editora:SCIPIONE – Coleção dó-ré-mi-fá / 2002.

RESUMO DA HISTÓRIA: Tico e sua família mudaram-se para o interior. Na nova cidade, ele encontra uma amiguinha: a Lia. A brincadeira predileta dos dois é ficar olhando para o céu e descobrindo que formas têm as nuvens. Tico diz que vê uma nuvem parecida com o gato da tia dele, outra com uma pomba e muitas outras coisas. Lia se mata de rir e concorda com tudo. Os dois passam horas olhando o céu e descobrindo formas. Um belo dia, Tico decide esculpir em argila as formas de nuvens que estão vendo no céu. Ele esculpe e Lia ajuda; passando as mãos nos contornos das esculturas, para elas ficarem bem lisinhas. Tudo ia bem ate que, certo dia, o pai de Lia foi transferido para outra cidade. Lia se foi com sua família. Tico ficou muito triste. Mas lembrou de quando haviam se mudado para aquela cidade; ele não gostava, sentia falta dos antigos amigos. Mas acabou gostando, encontrando Lia. Agora era hora de nova mudança em sua vida. Aos poucos, ele descobre que tudo na vida muda. Descobre também, através da mãe, que Lia era cega. Que todas aquelas coisas que ela via no céu, via com os olhos de dentro, os olhos da imaginação. 

Mãos de Vento e Olhos de Dentro, de nossa colega da AEI-LIJ Paulista Lô Galasso, é um livro que, apesar de eu ter lido há muito tempo, permaneceu na minha memória. E quando quero, posso recordá-lo com os olhos de dentro. 

PS: Ficaram curiosos por saber o que são as mãos de vento? Foi um apelido que Lia colocou no Tico; por causa das esculturas em argila que ele fazia.

Comentarista: Eliana Martins 
Saiba mais sobre a escritora acessando:

Nenhum comentário:

Postar um comentário