segunda-feira, 29 de março de 2010

RS: Publicado em Ijuí

Açorianos em Ijuí

Artigo do professor Larry Wizniewsky (da Unijuí) publicado no Jornal O Repórter em 28/11/2009.

                O Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil é o maior prêmio literário do Rio Grande do Sul e, também, o mais prestigiado e prestigioso. Com categorias literárias: conto, crônica, ensaios, especial, infantil, infanto-juvenil, narrativa longa e poesia e não-literárias: capa e projeto gráfico, o açorianos reconhece o talento e o desempenho dos escritores, artistas gráficos e intelectuais gaúchos ao longo de todo o ano. Além disso, o prêmio destaca também editora e/ou livraria; projeto de incentivo; promoção e divulgação da literatura; mídia digital; mídia impressa; rádio e TV. O livro do ano, por sua vez, recebe um prêmio de R$ 10 mil. É uma verdadeira  festa da literatura, aliada a uma grande confraternização cultural, que reafirma os laços de união e força de quem se dedica à causa das letras, num mix de caudilhismo e universalidade, que só o açorianos tem.
                Neste ano concorrem em Projeto Gráfico: De Carona com Nitro de Luiz Dill, Infantil: Doido Para Voar de Hermes Bernardi Jr. e Transpoemas de Ricardo Silvestrin, Infanto-juvenil: De Carona com Nitro e Todos Contra Dante de Luiz Dill e em Poesia Prosa do Mar, de Marlon Almeida. O sensacional disto tudo, não é apenas o talento dos autores indicados, que é imenso, mas também o fato de que todos estiveram aqui em Ijuí, falando exatamente destes livros, ou criando estes livros ou ainda discutindo estes livros, antes mesmo de sua publicação. O responsável pelo milagre é o projeto Encontros Literários do SESC, que nos últimos dois anos fez circular entre nós as maiores promessas e os nomes consagrados da literatura gaúcha. A circulação de Marlon, Dill, Hermes e Silvestrin, por Ijuí, gerou um monte de debates, oficinas e ionizou o nosso cenário literário de forma inédita e sem precedentes. Como incentivo à escrita, à leitura, à criação literária, nada supera,nunca, o contato com o escritor “em si”, assim de carne e osso e, principalmente, disposto a passar adiante sua centelha de sabedoria particular.
                Pela parte que me toca, já que fui mediador destes encontros, considero os Encontros Literários do SESC  como o mais consistente evento de circulação e convívio com a literatura atualmente em ação no Rio Grande do Sul. Por sua sistemática de organização e periodicidade, os encontros propiciam a diversidade temática e a expressão de talentos individuais, que o açorianos só faz confirmar a cada ano. Do lado dos escritores, não preciso nem dizer, este contato é fundamental para impulsionar o processo criativo, pois o autor testa o seu texto, diretamente, no contato com a platéia.
                A grande morubixaba por trás de todo este sucesso chama-se Magali Lipert, a visionária organizadora e mentora intelectual deste encontros. Bibliotecária antenadézima com a formação de leitores e coordenadora do setor de literatura do SESC – RS, Magali implantou “na raça” esta idéia e a fez funcionar por todo o Rio Grande do Sul. As cidades que receberam os Encontros Literários, tem muito a agradecer a esta saudável ousadia, que fez com que os mais variados tipos de discussão literária percorressem o estado. Em seu rastro de criatividade, ficaram também inúmeros novos talentos, despertados pelas oficinas ministradas durante o projeto. Só aqui em Ijuí são pelo menos uns dez novos, para não falar nos veteranos cujo talento foi aperfeiçoado em noites e tardes de batalhas com o reino das palavras. Foi esta saudável invasão açoriana, que agora se consagra nas indicações aos prêmios, que garantiu a oxigenação de nossa cena literária. Junto com a Magali estão de parabéns o Ronaldo, a Patrícia, a Ângela e o Cesário, os responsáveis ijuienses pela viabilização da saudável loucura criativa proposta pela Magali. Parabéns a todos, pois este prêmio já está ganho no nosso renovado mundo literário.

Postado por H 

Nenhum comentário:

Postar um comentário