quarta-feira, 12 de novembro de 2008

RJ: Sábado Animado com Laura Bergallo

Laura Bergallo ensina dicas de sucesso na literatura juvenil

Com modéstia, simplicidade e simpatia incomuns para quem foi vencedora do Prêmio Jabuti em 2007, pela autoria de Alice no espelho, e do Prêmio Adolfo Aizen, da União Brasileira de Escritores, em 2006, com o livro A Criatura, a jornalista e escritora Laura Bergallo conduziu um bate-papo inteligente e repleto de dicas para se trilhar um caminho de sucesso no mercado editorial, em especial na categoria de livros juvenis. O encontro aconteceu na Livraria Icaraí da EdUFF durante o Sábado Animado, realizado no último dia 8 de novembro.

Laura se autodenomina uma “autora bissexta”, em referência ao “pouquíssimo tempo” de que dispõe para escrever. Apesar do obstáculo temporal, a publicação Operação Buraco de Minhoca – ficção científica que aborda o aquecimento global e a Teoria da Relatividade de Einstein – é mencionada no site da SPBC/Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (http://www.sbpcnet.org.br/site/home/mostra.php?cod=689) como “uma aventura eletrizante que se passa entre presente e futuro (...) utilizando fascinantes conceitos de Astrofísica e Cosmologia, sempre de forma totalmente lúdica (...) e útil para divulgação científica”. “Essa é uma grande conquista para mim, principalmente porque abre um leque importantíssimo para a literatura juvenil”, afirma a autora. Durante o encontro, Laura Bergallo demonstrou energia, paixão e um entusiasmo próprios de quem adora o que faz e o resultado não poderia ser diferente: a escritora foi recebida por uma platéia super interativa e ávida por descobrir as novidades do universo literário juvenil.

A escritora Eliana Martins era uma das mais animadas entre os presentes. Vencedora do prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Roteiro – Categoria Infantil para TV pelo programa Agente G (TV Record / 1994-1996), ela contou e trocou experiências não só com Laura Bergallo, mas também com os demais participantes. “Achei o encontro bastante diferente, por ser interativo e altamente produtivo”, conta a autora de quarenta livros infantis e juvenis e integrante da Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEI-LIJ), entidade com sede no Rio de Janeiro.

Já Cláudia Felício, autora do best-seller Tudo sobre meninas...para meninas – obra que chegou a ocupar o oitavo lugar na lista dos mais vendidos na Argentina, à frente de Crônicas de Nárnia –, demonstrou satisfação com a troca de experiências sobre assuntos como direitos autorais e distribuição. “Foi ótimo, uma grande oportunidade para me atualizar sobre várias questões referentes ao mercado editorial.”

(Publicado em 9/11/2008 no site da Editora da Universidade Federal Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário